quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Capítulo 20 - Deus manda Israel guardar o dia de sábado, em Canaã



             CAPÍTULO – 20                        -                         Bento Bevilacqua.
             DEUS MANDA ISRAEL GUARDAR O DIA DE SÁBADO, EM CANAÃ
                 (Israel não guardou- Cap.21. O sábado será restaurado- Cap.149)

    Nota: Vejam no final deste, as passagens, em que Deus manda o povo de Israel guardar o dia de sábado.

    (Cap. 21- Israel não guardava o dia de sábado, em Canaã)
    (Coloss. 2-17- O sábado é sombra das coisas futuras)
    (S.João 7-23- As crianças eram circuncidadas no sábado, para não quebrar a Lei)
    (Is. 66-23- De um sábado até o outro, todas as carne irão adorarem ao Senhor, na restauração)
    (Êxo. 31-13- O sábado era um sinal entre Deus e  o povo de Israel)
    (Êxo. 31-14- Quem não respeitava o sábado, era morto, segundo a Lei)
    (Lev. 16-31- O sábado é um estatuto perpétuo com Israel, que não podia ser quebrado)
    (Lev. 25-2- Existia o ano sabático, no sétimo ano, não se podia plantar nada na terra, e tudo o que nascia expontaneamente, era para os pobres colherem)
    (1Crô. 17-27- Aquilo que Deus abençoa, fica abençoado para sempre, Ele abençoou o sábado) 
    (2Crô. 23-8- Os turnos dos sacerdotes, começavam e terminavam no sábado)
    (Nee. 8-11- Os sábados não eram para serem tristes, más de alegria e festas ao Senhor)
    (Cap. 149- O sábado será restaurado novamente, no milênio da restauração)
 
          Em Gênesis 2-2, fala: E havendo Deus acabado as suas obras no sétimo dia, descansou das suas obras nele, abençoou-o e santificou-o (Gên.2-3). O povo de Israel tinha seis dias para trabalhar, comprar e vender, más no sétimo dia, no sábado, era o dia santo do Senhor, e segundo a Lei, tinha que guardá-lo e santificá-lo, não como um dia triste, mas sim, como um dia de muita alegria e festividade ao Senhor. Segundo a Lei, quem não respeitava o dia de sábado, tinha que ser morto (Êxo.31-14), para tirar o mal do meio do povo e servir de exemplo. No dia de sábado, não se podia nem acender o fogo, as comidas ficavam pronta nas sextas-feiras, e no dia do sábado, era a santa convocação. Os turnos dos sacerdotes levitas começavam e terminavam no dia de sábado, o dia de sexta feira, era chamado de dia da preparações, onde se preparavam tudo para o dia do sábado
    O sétimo dia, o sábado, é um Concerto e sinal de Deus com o seu povo de Israel (Êxo.31-13), para sempre, um estatuto eterno e perpétuo, que não podia ser quebrado, sob pena, de vir a maldição da Lei sobre o povo de Israel, já que o dia de sábado era um item da Lei, estava na Lei. Além dos dias de sábados, também existiam os anos sabático, que após seis anos de de plantio sobre a terra, no sétimo ano, não se podia plantar nada, era o descanso da terra, chamado de ano sabático, sendo que neste ano, não se podia plantar nada na terra, e de tudo que nascia de espontâneo na terra, era para os pobres e os estrangeiros colherem.
        Quando Deus terminou as suas obras, no sétimo dia, não que Ele descansou porque estava cansado, mas Ele parou para contemplar as obras das suas mãos, tudo foi feito pela sua sabedoria e força, ninguém o aconselhou ou lhe deu força porque tudo e todos foram feito por Ele, e o dia do sábado, era para ser um dia de muita alegria e festividade ao Senhor, um dia santo, isto é, um dia que os homens não podem fazerem as suas próprias vontades, mas um dia todo dedicado ao Senhor. Em 1Crônicas 17-27, vemos que, aquilo que Deus abençoa, fica abençoado para sempre, e o dia do sábado foi abençoado e santificado pelo Senhor, o dia de sábado foi colocado como um sinal perpétuo entre Deus e o seu povo de Israel, conforme vemos em Êxodo 31-13. Existiam as ofertas que eram preparadas nas sextas-feiras, para serem apresentadas perante o Senhor no dia de sábado, e também era feito as santas convocações, os cultos e nenhuma obra poderia ser feita no sétimo dia, o dia do repouso do Senhor
       Na Bíblia, encontramos muitas passagens, que falam do dia do Senhor, o dia do repouso do Senhor, que é o dia de sábado, e existe também, o dia da ira do Senhor, o dia da sua vingança sobre o povo de Israel, por terem quebrado o seu Concerto, a sua Lei, ao entrar na terra de Canaã, conforme vemos nos Capítulos 69 e 70, que são coisas bem diferentes. Nos dias de sábados, nem os animais de cargas ou de qualquer um outro serviço poderiam trabalharem, era um dia de repouso para os homens e para os animais também, quando o povo de Israel estava no deserto, nas sextas feiras, eles pegavam o dobro do maná, que era o pão que caia do céu, só para eles não saírem ao campo nas dias de sábado, para apanharem o maná, já que no sétimo dia, Deus não dava o maná ao povo. No começo até que os primeiros pais, ao entrarem na terra de Canaã, até que eles respeitavam o dia do sábado, mas com o passar das gerações, o povo de Israel foi aos poucos se afastando de Deus (Cap.131), eles começaram a cometerem muitas iniquidades e abominações diante de Deus, conforme vemos no Capítulo 25, e entre as muitas iniquidades de Israel, eles não respeitavam o dia de sábado, conforme vemos no Capítulo 21, más no Capítulo 149, vemos que o dia do sábado será restaurado pelo Senhor,durante o milênio da restauração.
       Vemos em Isaías 66-23, que, de um sábado até o outro, todas as carnes irão adorarem ao Senhor, veja que tal coisa nunca aconteceu em cima desta terra, e hoje, também não acontece de todas as carnes adorarem ao Senhor, mas esta escrito, porque é uma profecia, e ainda acontecerá, durante o milênio da restauração, o milênio em que o satanás estará preso, conforme vemos em Apocalipse 20-2 e 20-3. No Capítulo 47, vemos que Deus zela pelo seu nome e pelas suas palavras para se cumprirem, e todas as coisas, que estão escritas, que ainda não aconteceram, são profecias que ainda acontecerão, tal como: O Isaías 66-23, onde fala, que de um sábado até o outro todas as carnes adorarão ao Senhor, isso é uma profecia, que ainda acontecerá, durante o milênio da restauração, os mil anos em que o Senhor Jesus estará reinando aqui na terra (Apoc.20-6 e Cap.105)
     O Senhor Jesus, não quebrou e nem desrespeitou o dia de sábado, Ele só falou, que se pode fazer o bem no sábado. O Senhor Jesus não mandou trocar o dia de sábado pelo dia de domingo, que é o primeiro dia da semana, se o Senhor Jesus não mandou trocar o sábado pelo domingo, então, deveria continuar valendo o dia de sábado como o dia do repouso, já que o homem trabalha seis dias e repousaria no sétimo dia, que é o sábado, já que o domingo, é o primeiro dia da semana, e por ser o primeiro dia da semana, é e deveria ser o primeiro dia de trabalho da semana também, e não o dia de repouso. A igreja de Roma que trocou o sábado pelo domingo como dia de repouso, e os pastores com as suas igrejas também adotaram o domingo como dia de repouso, o que não é correto, que não é o dia do Senhor. O dia de sábado é um sinal de Deus para com o seu povo de Israel para sempre, não é um sinal de Deus com os gentios, com os estrangeiros, conforme vemos em Êxodo 31-13, Êxodo 31-17 etc. O dia de sábado para o povo de Israel só tinha valor, se Israel guardasse todo o resto da Lei, já que a Lei, não podia ser quebrada e nem seguida pela metade conforme vemos em Tiago 2-10, Romanos 2-25 e Deut. 27-26 etc.. O dia de sábado está na Lei dada através de Moisés e não na doutrina Cristã, como já disse, o Senhor Jesus, não mandou trocar o sábado pelo domingo e com isso, deveríamos continuarmos a guardarmos o sábado como dia de repouso e não trocar pelo domingo. Está escrito que o sábado foi feito para o homem, que o sábado é sombra das coisas futuras, não posso dizer que um grupo de pessoas estejam certas hoje, só por guardarem o dia de sábado, só estou dizendo, que não temos motivo para trocarmos o dia de sábado pelo domingo como repouso.   No capítulo 149, vemos que o dia de sábado será restaurado por Deus, após as tribulações e assolações do apocalipse, durante o milênio da restauração.

     Nota 1: O dia de sábado, não esta na Doutrina Cristã, não está no novo Testamento e nem nos ensinamentos do Senhor Jesus, e com isso, os não descendentes de Israel, nos não temos a obrigação de guardar o dia de sábado, mas um homem que trabalha a semana toda, ele precisa de um dia para repousar, e pelo fato do Senhor Jesus não ter mandado trocar o dia de sábado pelo dia de domingo, deveríamos estarmos guardando o dia de sábado e não o dia de domingo, ainda tem pastor, que tem corange de chamar o dia de domingo, como o dia do Senhor, são pastores sem sabedoria e sem entendimento que fala tais coisas, já que esta escrito, que o dia do Senhor, é o sétimo dia, o dia de sábado  

     Nota 2: Eu não posso falar, que um grupo de pessoas estão certas, só porque eles guardam o dia do sábado, por dois motivo: O Senhor Jesus não manda nós guardarmos o dia de sábado nos seus ensinamentos, e um segundo motivo, é que, esses grupos que guardam o dia de sábado, eles guardam o dia de sábado, mas não guardam o resto da Lei de Moisés, já que a Lei não podia ser quebrada (Tiago 2-10. Rom.2-25), sob pena de virem todas as maldições da Lei (Cap.132)

     Nota 3: Existe o dia do repouso do Senhor, que é o dia de sábado, conforme vemos várias passagens nesse Capítulo (20), e também existe o dia da ira de Deus (Caps.69, 70), o dia da sua vingança do seu Concerto sobre o povo de Israel, por Israel ter entrado na terra de Canaã e ter quebrado a sua Lei (Cap.131), então, Deus ainda executará a vingança do seu Concerto, quebrado por Israel (Levítico 26-25). O dia da ira do Senhor, o dia da sua vingança, será o dia terrível para Israel, que nunca mais terrá um outro (Caps.69, 70), que é o dia do ataque final do Armagedom sobre todo o povo de Israel, e sobre todas as suas cidades, cujo ataque final, acontecerá a noite (Cap.64), e no dia desse ataque, muitos do povo de Israel, fugirá pelos campos e pelos montes, a fuga falada pelo Senhor Jesus, conforme as passagens: Mat.24-16, Mat.24-20, Mar.13-14, Mar.13-18, Luc.21-21, e outras passagens mais no Capítulo 77.

     Deus manda o povo de Israel guardar o dia de sábado ao entrar na terra de Canaã, conforme as passagens:      
    
  Gên. 2-2- Havendo Deus acabado as suas obras no sétimo dia (sábado) descansou das suas obras
  Gên. 2-3- Deus abençoou e Santificou o sétimo dia
  Êxo. 16-5- Na sexta-feira, o povo de Israel pegava o dobro de alimento, para comerem no sábado, porque no sábado, Deus não mandava o maná (o maná, era o pão dado por Deus ao povo de Israel, no deserto)
  Êxo. 16-22- Na sexta-feira, o povo de Israel, colhia o dobro do maná
  Êxo. 16-23- Amanhã é repouso, o santo sábado do Senhor
  Êxo. 16-25- Disse Moisés ao povo: Comei-o hoje, porque hoje é sábado do Senhor, não acharás o maná
  Êxo. 16-27- E aconteceu no sétimo dia, que alguns saíram para colherem o maná, más não acharam
  Êxo. 16-29- No dia de sábado, que ninguém saia do seu lugar para trabalhar
  Êxo. 16-30- Assim repousou o povo no sétimo dia
  Êxo. 20-8- Lembra-te do dia de sábado, para o santificar
  Êxo. 20-9- Seis dias trabalharas e fará todas as tuas obras
  Êxo. 20-10- Más no sétimo dia é o sábado do Senhor, não fará nenhuma obra
  Êxo. 23-11- Existia o ano sabático, o sétimo ano, que o povo de Israel não podia plantar na terra, Israel plantava seis anos na terra, más no sétimo ano, era o repouso da terra e tudo que nascia expontaneamente na terra, era para os pobres e estrangeiros colherem (Lev.25-2. Lev.25-4. Lev.25-6. Deut.15-9)
  Êxo. 23-12- Seis dias trabalharas, más no sétimo dia, descansará e darás descanso aos animais também
  Êxo. 31-13- Certamente guardaras os meus sábados, porque é um sinal entre mim e vós, nas gerações (Êxo.31-17)
  Êxo. 31-14- Guardais os sábados, porque é santo para vós, quem não respeitava, segundo a lei, era morto
  Êxo. 31-15- Seis dias se farão as obras, porem o sétimo dia é de descanso
  Êxo. 31-16- Guardarão os sábados, celebrando os sábados nas suas gerações por concerto perpétuo (Lev.16-31)
  Êxo. 31-17- É um sinal de Deus com o seu povo de Israel para sempre, porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra e descansou no sétimo dia (Êxo.31-13, Ez.20-20, Ez.20-12)
  Êxo. 34-21- Seis dias trabalharas, mas no sétimo descansarás
  Êxo. 35-2- Trabalharas seis dias, más o sétimo é santo, o sábado de repouso do Senhor
  Êxo. 35-3- Não acendereis o fogo em vossas moradas no dia de sábado
  Lev. 16-31- É o sábado do descanso para vós é um estatuto perpétuo (Êxo.31-16, Lev.24-8)
  Lev. 19-3- Guardais os meus sábados (Israel deveria guardar o sábado ao entrar na terra de Canaã)
  Lev. 23-3- Seis dias se fará obras, más no sétimo dia, será o sábado de repouso, de santa convocação
  Lev. 23-8- Más seis dias oferecerás ofertas queimada ao Senhor, ao sétimo dia, haverá santa convocação
  Lev. 23-32- O sábado será de descanso e celebrarás os sábados
  Lev. 23-38- Todos os sábados são do Senhor
  Lev. 24-8- O sábado é um concerto perpétuo do Senhor (com o povo de Israel, Lev.16-31, Êxo.31-16)
  Lev. 25-2- Existia também o ano sabático, que se podia plantar em seis anos, más no sétimo, era o repouso
da terra, o que nascia sozinho, eram  para os pobres e aos estrangeiros (Lev.25-4, Lev.25-6, Deut.15-9)
  Lev. 25-4- Existia o ano para o repouso da terra, que não se plantava e nem se colhia, o que a terra produzia
era para os pobres (Lev.25-2, Lev.25-6, Êxo.23-11, Deut.15-9)
  Lev. 25-6- Os alimentos que a terra produzia no ano sabático, eram para os pobres (Deut.15-9, Lev.25-4, Lev.25-2)
  Lev. 26-2- Guardais os meus sábados (Israel deveria guardar o sábado, ao entrar na terra de Canaã)
  Núm. 28-9- Existiam as ofertas preparadas para o dia de sábado
  Núm. 28-10- Nos dias de sábados, existiam os holocaustos
  Núm. 28-25- No sétimo dia, terás a santa convocação, os cultos, não fará nenhuma obra
  Deut. 5-12- Guarda o dia de sábado para santificar, como te ordenou o Senhor teu Deus
  Deut. 4-14- Más o sétimo dia, é o sábado do Senhor teu Deus, não fará nenhuma obra nele
  Deut. 5-15- Deus tirou o povo do Egito e mandou guardar o dia de sábado
  Deut. 15-9- Deus manda guardar o sétimo ano da terra, que é o ano sabático (Êxo.23-11, Lev.25-2, Lev.25-4,  25-6)
  Deut. 15-12- Israel tinha que libertar um escravo no sétimo anos, após seis anos de trabalho
  Deut. 16-8- O sétimo dia é de solenidade ao Senhor, não fará obra nele
  2Reis 4-23- O dia de sábado, era para os encontros solenes
  1Crô. 17-27- Aquilo que Deus abençoa, fica abençoado para sempre
  1Crô. 23-31- O dia de sábado, era para as festas de solenidades
  2Crô. 2-4- Os sábados eram respeitados e se faziam as solenidades
  2Crô. 8-13- Nos sábados, se faziam oferecimentos a Deus
  2Crô. 23-4- Os turnos dos sacerdotes começavam e terminavam nos sábados
  2Crô. 23-8- Os turnos dos sacerdotes, começavam e terminavam nos sábados
  2Crô. 31-3- As ofertas dos sábados
  2Crô. 36-21- Os sábados eram para o repouso da terra também
  Nee. 8-11- O dia de sábado é santo e não pode ser triste
  Nee. 9-14- Deus fez o povo (de Israel) conhecer o seu sábado
  Nee. 10-31- Israel não podia comprar e nem vender nos dias de sábados
  Is. 58-13- Se desviares os teus pés dos sábados e de fazeres a tua vontade nos sábados
  Jer. 17-21- Guardai-vos as vossas almas, não tragais cargas no dia de sábado
  Jer. 17-22- Nem tireis cargas das vossas casas no dia de sábado, nem façais obras
  Jer. 17-27- Más se não deres ouvidos para santificarem o dia de sábado
  Jer. 17-24- Será que, se diligentemente me ouvires, diz o Senhor, não introduzindo cargas nas portas
de Jerusalém,  nos dias de sábados
  Ez. 20-20- Santificai-vos o meu sábado, serviras de sinal entre mim e vós (Israel, Êxo.31-17)
  Ez. 20-12- Também lhe dei os meus sábados, para que servisse de sinal entre mim e vós (Israel, Êxo. 31-17)
  Mat. 12-8- O Senhor do sábado, não mandou trocar o sábado pelo domingo
  Mat. 12-12- Vejam aqui, Israel colocou o sábado acima de um ser humano, aqui o Senhor Jesus Cristo esta falando, que se pode fazer o bem no dia de sábado (Jesus não manda trocar o sábado pelo domingo)
  Mat. 28-1- O domingo é o primeiro dia da semana
  Mar. 15-42- A sexta feira, era chamada de preparação, isto é, o dia que se preparava tudo para o sábado
  Luc. 23-56- Na sexta feira, foram preparados as especiarias e ungüentos, para não se fazerem no sábado
  Luc. 24-1- O primeiro dia da semana é o domingo, o início do trabalho


xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx  


    (Cap.21- Israel não guardava o dia de sábado, em Canaã)

 O povo de Israel não guardava o dia de sábado, ao entrar na terra de Canaã, conforme as passagens:
  Gên. 2-2- E havendo Deus acabado no dia sétimo as suas obras, descansou no sétimo dias das suas obras
  Gên. 2-3- E abençoou o sétimo dia e Santificou, porque nele, descansou de todas as suas obras
  Êxo. 16-27- E aconteceu no sétimo dia, no sábado, que alguns do povo saíram para colherem o maná e não acharam (a ordem de Deus, era para não saírem a colherem, no dia do sábado)
  Êxo. 31-16- Os sábados devem serem guardados por concerto perpétuo (deveria ser guardado pelo povo Israel)
  Êxo. 31-17- O sábado é um sinal de Deus e o povo de Israel para sempre
  Nee. 13-15- Israel pisava lagares no dia de sábado, traziam feixes que carregavam sobre animais e traziam todas as cargas para Jerusalém, para comercializarem no sábado, em Jerusalém
  Nee. 13-16- Traziam peixes e todas as espécies de mercadorias, que no sábado, eram vendidas em Jerusalém
  Nee. 13-17- O povo de Israel, profanaram o dia de sábado (quebraram a lei, cap.131)
  Nee. 13-18- O povo de Israel, provocava a ira de Deus, não respeitando o dia de sábado
  Nee. 13-21- Os vendedores, ficavam ao redor de Jerusalém, para comercializarem nos dias de sábados
  Nee. 13-22- Neemias colocou vigia nas portas de Jerusalém, para ninguém comprar ou vender nos sábados
  Is. 1-13- Pelos pecados de Israel, Deus já não aceitava mais as solenidades de Israel, nos dias de sábados
  Lamentações 1-7- O povo não respeitava o dia de sábado (quebrou a lei, cap.131)
  Ez. 20-16- O povo de Israel, profanou o dia de sábado (ao entrar na terra de Canaã)
  Ez. 20-21- Israel profanou o dia de sábado (quebrou a lei, cap.131)
  Ez. 20-24- Israel rejeitou a Deus (cap.131) e profanou o seu sábado
  Ez. 22-8- Israel desprezou as coisas santa do Senhor e profanou o seu sábado
  Mat. 12-5- Os sacerdotes, na Casa do Senhor, violavam a lei, sem culpa (circuncidar uma criança ao oitavo dia)
  Mat. 12-11- Se uma ovelha caísse no buraco no dia de sábado, o povo de Israel tirava a ovelha do buraco, no mesmo dia de sábado, más eles, não aceitavam, que Jesus Cristo curasse no dia de sábado
  Mat. 12-12- Aqui, Jesus Cristo, está falando, que é licito fazer o bem no dia de sábado, más não manda trocar o dia do repouso que é o sábado pelo domingo
  Mar. 2-23- Os discípulos do Senhor Jesus, acompanhavam Ele e não tinham como fazerem as preparações na sexta-feira, Jesus Cristo fazia o bem curando as pessoas
  Mar. 2-27- O sábado foi feito para o homem, deleitar e repousar no sábado e não colocar o sábado acima do ser humano (o Senhor Jesus, não manda trocar o sábado pelo domingo)
  Mar. 2-28- O Senhor é dono do sábado e não manda trocar o sábado pelo domingo
  Mar. 3-4- Jesus Cristo fala que, se pode fazer o bem todos os dias, inclusive nos dias de sábados
  Luc. 6-9- Jesus Cristo está falando, que se pode fazer o bem no dia de sábado
  Luc. 13-16- Jesus Cristo ao curar os enfermos no dia de sábado, Ele não estava quebrando a lei, Ele estava fazendo o bem
  S.João 5-6- Os judeus procuravam matar o Senhor Jesus, porque Ele fazia o bem no dia de sábado
  S.João 7-23- Os judeus procuravam matar a Jesus Cristo, por Ele fazer o bem no dia de sábado
  S.João 9-14- Jesus Cristo cura no sábado, está fazendo bem ao próximo, está cumprindo a lei de Moisés
  Coloss. 2-17- Sabemos que o dia de sábado, é sombra das coisas futuras, coisa que o olho não viu e nem o ouvido ouviu 


xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx


          (Cap.149- O dia de sábado será restaurado novamente)

O dia de sábado será restaurado para o milênio da restauração, conforme as passagens:
Is. 66-23- De um sábado até o outro, todas as carnes adorarão ao Senhor. Cap.111)
Gên. 2-2-Deus acabou a sua obra no sétimo dia e repousou no sétimo dia (abençoou o sétimo dia)
Gên. 2-3- E Deus abençoou e santificou o sétimo dia (fica abençoado, 1Crô.17-27)
1Crô. 17-27- Aquilo que Deus abençoa, fica abençoado para sempre (abençoou o sábado)
Is. 56-2- Bem aventurado o homem que lançar mão de profanar o dia de sábado
Is. 56-4- Os que guardam o sábado e os estatutos de Deus, terão um nome (novo nome, cap.137)
Is. 58-13 e 14- Os que guardam os dias de sábados, se deleitarão no Senhor (no milênio)
Ez. 4-24- O sábado será santificado durante o milênio da restauração
Ez. 45-17- O sábado será respeitado e guardado (no milênio da restauração)
Ez. 46-1- A porta do Templo, que olha para o oriente, só será aberta no dia de sábado (no milênio)
Ez. 46-3- O povo da terra (Israel) se prostrará à porta que olha para o oriente no dia de sábado
Ez. 46-4- Os holocaustos que o príncipe oferecerá, será no dia de sábado
Ez. 46-12- Os holocaustos que o príncipe oferecer, será no dia de sábado
Mat. 12-12- O Senhor Jesus Cristo, falou que podemos fazermos o bem nos dias de sábados
E-mail: bentomaringa@bol.com.br  -  Bento Bevilacqua  

Nenhum comentário:

Postar um comentário