segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Capítulo 39 - Deus manda Israel praticar juízo e justiça em Canaã



         CAPÍTULO – 39             -                    Bento Bevilacqua.
           DEUS MANDA ISRAEL PRATICAR JUÍZO E JUSTIÇA NA TERRA DE CANAÃ (Caps.13, 23, 40)
                (Deus vai levantar em socorro aos pobres- Cap.115. A justiça de Deus se manifestará no mundo- Cap.162) 

Nota: Vejam no final deste, as passagens provando na Bíblia, onde Deus manda Israel praticar juízo e justiça na terra de Canaã.

   (Mat. 5-6- Bem aventurado os que tem fome e sede de justiça, porque serão fartos, no milênio. Cap.162)
   (Tiago 1-27- A verdadeira religião de Deus é: Ajudar os pobres e oprimidos e guardar da corrupção)
   (1João 3-17- Quem tiver riquezas e não ajudar os pobres, comete pecado diante de Deus)
   (Atos 10-4- As orações e esmolas de Cornélio subiram ao céu diante de Deus em sua memória)
   (Tiago 2-14- Se não ajudar os pobres, não tem obras, se torna a fé morta, a fé que não salva)
   (Miq. 6-8- Deus só pede ao homem, que pratique a justiça e ande humildemente perante Ele)
   (Deut.24-15- Se o pobre clamar a Deus contra os quem tem bens, já vem o pecado contra este)        
   (Deut. 26-13- Israel poderia tirar de tudo que era consagrado, para dar aos pobres)
   (Jer. 22-16- Conhecer a Deus é: Praticar o juízo e a justiça. Caps.13, 39)
   (Cap. 13- Deus manda Israel, ajudar os pobres e necessitados na terra de Canaã)
   (Cap. 23- Israel não ajudava os pobres e necessitados na terra de Canaã)
   (Cap. 40- Israel não fazia juízo e justiça na terra de Canaã. Cap.23)
   (Cap. 86- Deus julgará a Israel e o mundo, para fazer juízo e justiça na terra, para o milênio. Cap.162)
   (Cap. 125- As ofertas e os sacrifícios serão de Justiça, no milênio da restauração)
   (Cap. 162- A justiça de Deus se manifestará no mundo, no milênio da restauração. Cap.82)

             Deus colocou o povo de Israel na terra de Canaã, na sua própria terra, uma pátria que o povo não tinha. Israel estava como escravo na terra do Egito, e após passados quatrocentos anos, Deus lhes deu a terra prometida à Abraão. Deus deu uma boa terra ao povo de Israel, mas também lhes deu Leis e Mandamentos para o povo de Israel seguir em Canaã. Foi colocado a benção e a maldição diante do povo de Israel (Cap.132), a benção, se Israel seguisse toda a Lei dada através de Moisés, a maldição, se Israel deixasse de seguir todos os itens da Lei, conforme vemos alguns itens da Lei no Capítulo 135. O povo tinha que praticar o juízo e a justiça na terra de Canaã que é ajudar os pobres e os necessitados, conforme vemos no Capítulo 13, que era um dos itens da Lei, e neste Capítulo (39), estamos vendo que, Deus manda Israel praticar juízo e justiça na terra de Canaã, que são as mesmas coisas, já que ajudar os pobres e necessitados são atos de justiça diante de Deus
     Deus é uma rocha perfeita, todos os seus caminhos são justos, Deus é a verdade e não há injustiça nEle, Ele é justo, reto e bom. Porque todas as ferramentas preparadas contra ti, não prosperarão, todas as línguas que se levantarem contra ti, você a condenará em juízo, essa é a herança do Senhor, dos que praticam os seus juízos e justiça, Veja que isso é uma promessa de Deus, para os que praticam a justiça de Deus, que é ajudar os mais pobres e necessitados, e não por ir nas igrejas e ler a Bíblia, como muitos fazem hoje. Deus arrancou os antigos moradores da terra de Canaã, porque eles seguiam ídolos e não praticavam a justiça e a misericórdia para com os mais pobres e necessitados, o Senhor também, jamais iria permitir que o povo de Israel entrasse na terra de Canaã e não praticasse os seus juízos e a sua justiça, para com os mais pobres e necessitados, Deus jamais iria permitir, que o povo de Israel, o largasse e começasse a seguir ídolos, no momento que o povo de Israel deixou de seguir as leis de Deus (Cap.131), Israel deixou de praticar o juízo e a justiça de Deus(Cap.40), e com isso, o Senhor retirou a sua benção e proteção do povo, e com isso, Israel deixou de ter paz na sua própria terra, Israel sempre era atacado e invadido pelos seus inimigos, muitas vezes, eram levados cativos para outras nações
       Conforme vemos em Jeremias 22-16, onde diz: conhecer a Deus, é praticar o seu juízo e a sua justiça, que é ajudar os mais pobres e necessitados, conforme vemos no Capítulo 13. Em Oséias 6-6, Deus fala que Ele quer misericórdia para com os mais pobres e não sacrifícios a si mesmo, isto é, Ele aceita sim os sacrifícios, mas tem que irem a Ele, acompanhados da ajuda para com os mais pobres e necessitados. Em Ezequiel 16-49, vemos que, Sodoma e Gomorra foram destruídas por Deus, porque não praticavam juízo e justiça, elas tinham fartura de pão, mas não ajudavam os mais pobres e necessitados, e Deus, sempre falou ao povo de Israel, para eles não fecharem as mãos e nem endurecerem os seus corações, para com os mais pobres. Israel não deveria oprimir os pobres, já que, se esses clamarem a Deus, vem o pecado sobre o povo. Deus tinha um cuidado muito grande para com os pobres. Se Deus quiser, Ele poderia e pode acabar com os pobres da terra, mas seria Ele fazendo justiça aos pobres e não os homens através dos pobres e necessitados. Deus pode testar os homens, e até os julgarem pelas suas obras, conforme vemos no Capítulo 85, em que vemos, que cada um, receberá segundo os seus caminhos, as suas obras. Nas colheitas, Deus pedia ao povo de Israel, que largasse um resto para trás, que era para os pobres e estrangeiros colherem, para os seus sustento. Deus mandava o povo de Israel cuidar e tratar muito bem os estrangeiros, porque o povo de Israel também tinha sido estrangeiro na terra do Egito. Em Isaías 1-17, Deus fala que, devemos aprendermos a fazer o bem, nos manda praticarmos o que é reto e ajudarmos os oprimidos, que os nossos pecados se tornarão brancos como a neve, conforme vemos em Isaías 1-18. Os que ajudam os pobres, a sua justiça vai na frente, e Deus na sua retaguarda, a luz nascerá nas trevas. Deus sendo justo e bom, Ele jamais iria permitir que o seu povo de Israel, não viesse a praticar a sua justiça e misericórdia para com os mais pobres na terra, que Israel acabará de herdá-la. O Senhor Jesus, só fala de dois grupos de pessoas: Os que ajudam os pobres, que estarão a sua direita para irem ao céu, e os que não ajudam, que estarão a sua esquerda para irem ao inferno, conforme vemos de Mateus 25-33 até Mat.25-46, aqui vemos o Senhor Jesus falar, que a única forma de darmos dinheiro para Ele, é dando aos pobres e necessitados.

      Nota: No Capítulo 13, Deus mandou o povo de Israel ajudar os pobres e necessitados. No Capítulo 23, vemos queo povo de Israel não ajudava os pobres e necessitados em Canaã. No Capítulo 39, Deus manda o povo de Israel praticar juízo e justiça na terra de Canaã e no Capítulo 40, vemos que o povo de Israel não praticava juízo e justa em Canaã, e com isso, Deus vai levantar em socorro aos pobres e necessitados da terra, conforme vemos no Capítulo 115.

      Deus manda o povo de Israel praticar juízo e justiça na terra de Canaã, conforme as passagens:   

  Lev. 18-4- Fareis conforme os meus juízos e os meus estatutos (cap.39), andarão neles
  Lev. 18-5- Portanto, os meus estatutos e os meus Mandamentos, guardarão (caps.2A, 9, 135)
  Lev. 18-26- Porem, vós guardeis os meus estatutos e os meus juízos (caps.2A, 9, 135)
  Lev. 19-15- Não farei injustiça no juízo e não aceitar a peita (Deut.16-19, caps.13, 39)
  Lev. 19-35- Não cometereis injustiça no juízo, nem na vara, nem no peso, nem na medida (caps.13, 39)
  Lev. 19-37- Pelo que, guardeis todos os meus estatutos e os meus juízos (caps.2A, 9, 135)
  Lev. 26-46- Estes são os estatutos e os juízos, a lei do Senhor, aos filhos de Israel (caps.2A, 9, 135)
  Deut. 16-18- Os juizes, devem julgarem o povo com juízo e justiça (Jui.2-16, cap.39)
  Deut. 16-19- Não torceis o juízo (cap.39), não fará acepção de pessoas e nem tomar peita (Lev.19-15)
  Deut. 25-1- Quando houverem contendas entre alguns e vierem ao juízo, para que o julguem, ao justo justificarão e ao injusto, condenará (cap.39)
  Deut. 26-16- Neste dia, o Senhor teu Deus, te manda fazer estes estatutos e juízos, guarda-os (cap.39)  
  Deut. 26-17- Hoje, declaraste ao Senhor, que serás por Deus (cap.12), que andaras nos seus caminhos e guardaras os estatutos e os seus juízos (caps.2A, 9, 135) e dará ouvido a sua voz
  Deut. 32-4- Deus é a rocha perfeita, todos os caminhos do Senhor são justos, Deus é a verdade e não há injustiça nEle, justo, reto e bom
  Is. 1-17- Aprendei a fazer o bem, praticai o que é reto, ajudai os oprimidos, fazei justiça (caps.13, 39)
  Is. 54-17- Toda a ferramenta preparada contra ti (Israel), não prosperará e toda a língua que levantar contra ti, você a condenará em juízo, essa é a herança do Senhor, aos que praticam os seus juízos e a sua justiça
  Jer. 7-6- Deus pede para Israel, não oprimir os pobres, as viúvas, os órfãos e os estrangeiros (caps.13, 39)
  Jer. 22-3- Assim diz o Senhor; Exercei o juízo e a justiça (caps.13, 39)
  Jer. 22-16- Conhecer à Deus é; praticar o juízo e a justiça (Is.1-17, Is.1-18)
  Osé.6-6-Deus quer misericórdia e não sacrifícios e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos (Mat.9-13)
  1Tim. 5-16- Devemos socorrer as viúvas, os pobres, os órfãos e os estrangeiros (caps.13, 39)   

E-mail: bentomaringa@bol.com.br  -  Bento Bevilacqua    


xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx


    (Cap.40- Israel não praticava juízo e justiça em Canaã)

    
          O povo de Israel, não fazia juízo e justiça na terra de Canaã, conforme as passagens:   
  Deut. 9-6- Sabe pois (Israel), que não é por causa da tua justiça, que o Senhor teu Deus te dá esta boa terra (cap.3)
  Deut. 32-4- Ele é a rocha, cuja obra é perfeita, porque todos os seus caminhos são justos, Deus é a verdade e não há Nele injustiça, justo, reto e bom É (caps.13, 39)
  Sal. 11-7- Porque o Senhor é justo e ama a justiça (cap.162), o seu rosto esta voltado para os retos (cap.115)
  Prov. 14-34- A justiça exalta as nações, más o pecado é o opróbrio dos povos (caps.32, 99)
  Ecles. 8-11- Visto que não executa logo o juízo sobre as más obras (cap.85), por isso, os corações dos homens estão inteiramente disposto para praticarem o mal
  Is. 1-17- Aprendei a fazer o bem, praticai o que é reto, ajudai os oprimidos, fazei justiça (caps.13, 39)
  Is. 1-21- Jerusalém (Israel) fazia justiça no começo, más depois se tornou uma homicida (cap.22)
  Is. 1-23- Os chefes de Israel, amavam a corrupção, corriam atrás de salários, não faziam justiça (caps.23, 40)
  Is. 5-7- Deus esperava justiça de Israel, más eis opressão e clamor (caps.23, 40)
  Is. 5-23- Israel justificava o ímpio por presentes e ao justo negavam a justiça (cap.40)
  Is. 48-1- Israel fazia menção do nome do Senhor, más não em verdade e em justiça (cap.131)
  Is. 59-14- Pelo que, o juízo se tornou atrás e a justiça se pos de longe (caps.23, 40)
  Is. 61-8- Deus ama a justiça e aborrece as iniquidades (caps.13, 23, 39, 40)
  Jer. 5-1- Dentro das ruas de Jerusalém, não se achava um, que praticasse a justiça e que buscasse a verdade
  Jer. 5-28- Engordam-se (Israel), alisam-se e ultrapassam até os feitos do maligno, não julgam os pobres e nem os direitos dos necessitados (caps.23, 40)
  Jer. 8-7- Israel não conhecia o juízo e a justiça do Senhor (caps.23, 40)
  Ez. 5-7- Israel não fez os juízos de Deus (caps.23, 40), Israel fez pior do que as nações estrangeiras (cap.159)
  Ez. 5-8- Israel mudou os juízos de Deus em iniquidades (cap.25), rejeitaram os juízos do Senhor (caps.23, 40, 131)
  Ez. 11-12- Israel não andou nos estatutos do Senhor (cap.131) e nem executou os seus juízos (cap.40)
  Ez. 16-49- Sodoma e Gomorra, foram destruídas, porque não praticavam juízo e a justiça (Israel fez pior, cap.159)
  Ez. 20-16- Israel rejeitou os juízos de Deus (cap.131), não andou nos seus estatutos (caps.23, 40)
  Ez. 20-21- Israel rebelou contra o Senhor (cap.131), não guardou os seus juízos (cap.40)
  Ez. 20-24- Porque não executaram os meus juízos, rejeitaram os meus estatutos (caps.23, 40, 131)
  Ez. 22-7- Israel não fazia justiça, fazia muita opressão (caps.23, 40)
  Ez. 22-29- Ao povo oprime gravemente, andam roubando, não fazem justiça aos pobres (caps.23, 40)
  Osé. 6-6- Porque, Eu quero misericórdia e não sacrifícios e o conhecimento mais que os holocaustos (Mat.9-13)
  Osé. 10-12- Devemos semear (2Cor.9-6) justiça, para que o Senhor faça chover justiça sobre nós (cap.85)
  Amós 5-7- Vós que convertei os juízos de Deus em alosna e deitais por terra a justiça (caps.23, 40)
  Miq. 6-8- Deus só pede para nós, praticarmos a justiça e andar humildemente diante Dele (caps.13, 39)
  Zac. 7-9- Executai juízo verdadeiro, mostrai piedade e misericórdia com o seu irmão (caps.13, 39)
  Zac. 7-10- Devemos praticarmos a justiça, sem fazermos opressão (caps.13, 39)
  Mat. 5-20- Se a nossa justiça não ultrapassar a dos escribas e fariseus, não entraremos no reino do céu (caps.23, 40)      
E-mail:  bentomaringa@bol.com.br  -  Bento Bevilacqua 

Nenhum comentário:

Postar um comentário