segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Capítulo 40 - Israel não fazia juízo e justiça em Canaã



         CAPÍTULO – 40                  -                           Bento Bevilacqua.
         ISRAEL NÃO FAZIA JUÍZO E JUSTIÇA NA TERRA DE CANAÃ (Caps.13, 23)
               (Deus vai levantar em socorro aos pobres e necessitados da terra – Cap.115)

Nota: Vejam no final deste, as passagens provando na Bíblia, que o povo de Israel não fazia juízo e justiça na terra de Canaã.

    (Mat. 5-6- Bem aventurado os que tem fome e sede de justiça, porque serão fartos, no milênio. Cap.162)
    (Tiago 1-27- A verdadeira religião de Deus é; Ajudar os pobres e oprimidos e guardar da corrupção)       
    (1João 3-17- Quem tiver riquezas e não ajudar os pobres, comete pecado diante de Deus)
    (Miq. 6-8- Deus só pede ao homem, que pratique a justiça e ande humildemente perante Ele)
    (Deut.26-13- Israel poderia tirar de tudo que era consagrado, para dar aos pobres. Caps.13, 39)
    (Deut.24-15- Se o pobre clamar a Deus contra quem tem bens, já vem o pecado sobre este)
    (Jer.5-1, Sal.14-3- Dentro da cidade de Jerusalém, não tinha nenhum homem, que praticava a justiça)
    (Jer. 22-16- Conhecer a Deus é: Praticar o juízo e a justiça)
    (Ez. 16-49- Sodoma, tinha fartura de pão e não ajudava os pobres)
    (Osé. 10-1- Israel dava fruto para si mesmo)  
    (Cap. 13- Deus manda Israel ajudar os pobres e necessitados em Canaã. Caps.23, 39)
    (Cap. 39- Deus manda Israel praticar juízo e justiça em Canaã. Caps.23, 40)
    (Cap. 86- Deus julgará a Israel e o mundo, para fazer juízo e justiça na terra, para o milênio. Cap.162)
    (Cap. 125- As ofertas e os sacrifícios serão de justiça, no milênio da restauração)
    (Cap. 162- A justiça de Deus, se manifestará no mundo, durante o milênio da restauração)

         O povo de Israel, após ter entrado nas terra de Canaã, Israel quebrou o Concerto de Deus (Cap.131), e com isso, Israel deixou de praticar o juízo e a justiça na terra de Canaã. Israel só poderia continuar morando na terra de Canaã, com a proteção e benção de Deus, se Israel cumprisse toda a Lei de Deus dada através de Moisés, já que a terra de Canaã, era uma terra muita boa, más já tinha donos. Os antigos moradores da terra, seguiam ídolos, eram descendentes de gigantes, mais fortes e poderosos do que o povo de Israel, mas o povo de Israel, tinha a promessa de Deus com Abraão, que lhes daria toda a terra de Canaã.
         A justiça exalta as nações, más o pecado é o opróbrio (vergonha) dos povos. Visto que Deus não executa logo o juízo sobre as obras, por isso os homens estão sempre voltado para fazerem o mal. Deus esperava a justiça do povo de Israel após a sua entrada na terra de Canaã, más só há clamor e opressão, Israel justificavam os ímpios por presentes e ao justo sempre negava a justiça. O povo de Israel fazia menção do nome do Senhor, más não em verdade e em justiça.
         Nas ruas de Jerusalém, Deus não encontrou um homem que praticasse a justiça (Jer.5-1), que buscasse a verdade. Israel mudou os juízos de Deus em iniquidades, rejeitaram os juízos do Senhor. Em Oséias 6-6, vemos Deus pedindo misericórdia para com os mais pobres e necessitados, e não sacrifícios a si mesmo, vemos aqui, Deus colocando a misericórdia para com o próximo, acima das ofertas a si mesmo, isso porque, Deus é auto suficiente, Ele não precisa do homem e nem é alimentado pelo homem, más sim, os nossos irmãos mais pobres. Em Tiago 2-14, vemos que a fé sozinha, sem as boas obras, não pode salvar a ninguém, porque ela se torna uma fé morta (Tiago 1-14, 2-20, 2-26), sabemos que é o Senhor Jesus que salva, mas como Ele poderá salvar alguém, que tenha uma fé morta? Temos que termos uma fé viva no Senhor Jesus, só conseguimos isso, praticando a sua doutrina, os seus ensinamentos, como uma árvore boa que, por natureza, deverá produzir bons frutos, as boas obras. Em Mateus 7-21, o Senhor Jesus falou que, nem todos que falam Senhor, Senhor, entrará no reino do céu, mas sim, aqueles que fazem a vontade do Senhor. A vontade do Senhor, é que, praticamos a justiça, a ajuda para com os mais pobres e necessitados. Em Mateus 25-35 e Mateus 25-40, vemos que tudo que fazemos de bom aos pobres e necessitados, estamos fazendo e dando ao Senhor Jesus, isso quer dizer, que a única forma de darmos dinheiro para o Senhor Jesus, é através dos dobres e necessitados
    Abrir ou fundar novas igrejas, novas denominações religiosas, isso não é ato de justiça e misericórdia para com os mais pobres e necessitados, o Senhor Jesus já fundou a sua igreja, há mais de dois mil anos atrás, fazer programas em rádios e televisões, isso não é ato de justiça e misericórdia para com os mais pobres. Comprar emissoras de rádios e televisões, com dinheiro dos fiéis, isso não é ato de justiça e misericórdia para com os mais pobres. Construir templos, comprar carros, pagarem altos salários, pagarem aluguéis de Templos, pagarem contas de água e de luz, entre outras despesas inúteis para com a pratica da doutrina Cristã, isso não é ato de justiça para com os mais pobres e necessitados, muitos poderão falarem, que isso é culto de louvor e adoração ao Senhor, más porem, o Senhor só aceita o culto de louvor e adoração, se forem acompanhados da justiça, da ajuda para com os mais pobres e necessitados, conforme vemos de Isaías 1-11 até Isaías 1-18, que Deus não aceitava tais coisas do povo de Israel, por eles não ajudarem os mais pobres e necessitados, conforme vemos em Isaías 1-17 e 1-18. A nossa fé, tem que se unir com as boas obras, então, teremos uma fé viva diante do Senhor, e não uma fé morta, conforme Tiago 2-14, 2-20, 2-26
       Deus já não aceitava mais as ofertas e sacrifícios do povo de Israel, conforme vemos de Isaías 1-11 até  Isaías 1-18 e no Capítulo 17B. Não tragais mais sacrifícios debalde, o incenso é para mim, uma abominação e as vossas convocações, os vossos cultos, não posso suportar, de que me serve as multidões dos sacrifícios, já estou fartos dos sacrifícios, isso porque, o povo de Israel, ofereciam sacrifícios a Deus, só para cumprir o que estava escrito na Lei, más o povo de Israel não ajudava os pobres e necessitados, conforme vemos de Isaías 1-17 e 1-18. Conforme vemos, os sacrifícios que Israel ofereciam a Deus, não eram acompanhados da justiça, da ajuda aos mais pobres, e com isso, Deus já não aceitava mais os sacrifícios e ofertas do povo de Israel, conforme vemos no Capítulo 17B. Em Jeremias 14-12, vemos que Deus não aceitava mais os jejuns e nem o clamor do povo de Israel, por falta da ajuda para com os mais pobres e necessitados, conforme vemos em Isaías 1-17 e também no Capítulo 23. Em Amós 5-22, Deus fala: Ainda que me ofereceis holocaustos e ofertas de manjares, não me agradarei deles. Ageu 2-14, todas as ofertas e obras das mãos do povo de Israel, eram imundas diante do Senhor. Isaías 1-14, as solenidades de Israel, os cultos, as orações, aborrecia a Deus. Isaías 1-15, quando o povo de Israel orava e levantava as suas mãos aos céus, Deus escondia o seu rosto. Em Amós 5-23, vemos que, Deus já não aceitava mais os cânticos do povo de Israel, e para Deus voltar a aceitar todas essas coisas, Ele propôs uma condição, conforme vemos em Isaías 1-17 e 1-18, que era a ajuda de Israel, aos mais pobres e necessitados, com isso os pecados do povo de Israel se tornariam brancos como a neve.

          Nota: No Capítulo 13, Deus mandou o povo de Israel ajudar os pobre na terra de Canaã. No Capítulo 23, vemos que o povo de Israel não ajudava os pobres e necessitados em Canaã. No Capítulo 39, vemos Deus mandando o povo de Israel praticar juízo e justiça na terra de Canaã. No Capítulo 40, vemos que o povo de Israel não praticava juízo e justiça em Canaã, e com isso, Deus não aceitava mais a presença do povo de Israel, não aceitava mais os seus sacrifícios, os jejuns e nem as orações de Israel, conforme vemos de Isaías 1-11 a Isaías 1-18. Quando o povo de Israel orava a Deus, Ele escondia o seu rosto de Israel (Is.1-15), mas no Capítulo 115, vemos que Deus vai levantar em socorro aos pobres, porque os homens não ajudam os pobres e necessitados.  

          O povo de Israel, não fazia juízo e justiça na terra de Canaã, conforme as passagens:   

  Deut. 9-6- Sabe pois (Israel), que não é por causa da tua justiça, que o Senhor teu Deus te dá esta boa terra (cap.3)
  Deut. 32-4- Ele é a rocha, cuja obra é perfeita, porque todos os seus caminhos são justos, Deus é a verdade e não há Nele injustiça, justo, reto e bom É (caps.13, 39)
  Sal. 11-7- Porque o Senhor é justo e ama a justiça (cap.162), o seu rosto esta voltado para os retos (cap.115)
  Prov. 14-34- A justiça exalta as nações, más o pecado é o opróbrio dos povos (caps.32, 99)
  Ecles. 8-11- Visto que não executa logo o juízo sobre as más obras (cap.85), por isso, os corações dos homens estão inteiramente disposto para praticarem o mal
  Is. 1-17- Aprendei a fazer o bem, praticai o que é reto, ajudai os oprimidos, fazei justiça (caps.13, 39)
  Is. 1-21- Jerusalém (Israel) fazia justiça no começo, más depois se tornou uma homicida (cap.22)
  Is. 1-23- Os chefes de Israel, amavam a corrupção, corriam atrás de salários, não faziam justiça (caps.23, 40)
  Is. 5-7- Deus esperava justiça de Israel, más eis opressão e clamor (caps.23, 40)
  Is. 5-23- Israel justificava o ímpio por presentes e ao justo negavam a justiça (cap.40)
  Is. 48-1- Israel fazia menção do nome do Senhor, más não em verdade e em justiça (cap.131)
  Is. 59-14- Pelo que, o juízo se tornou atrás e a justiça se pos de longe (caps.23, 40)
  Is. 61-8- Deus ama a justiça e aborrece as iniquidades (caps.13, 23, 39, 40)
  Jer. 5-1- Dentro das ruas de Jerusalém, não se achava um, que praticasse a justiça e que buscasse a verdade
  Jer. 5-28- Engordam-se (Israel), alisam-se e ultrapassam até os feitos do maligno, não julgam os pobres e nem os direitos dos necessitados (caps.23, 40)
  Jer. 8-7- Israel não conhecia o juízo e a justiça do Senhor (caps.23, 40)
  Ez. 5-7- Israel não fez os juízos de Deus (caps.23, 40), Israel fez pior do que as nações estrangeiras (cap.159)
  Ez. 5-8- Israel mudou os juízos de Deus em iniquidades (cap.25), rejeitaram os juízos do Senhor (caps.23, 40, 131)
  Ez. 11-12- Israel não andou nos estatutos do Senhor (cap.131) e nem executou os seus juízos (cap.40)
  Ez. 16-49- Sodoma e Gomorra, foram destruídas, porque não praticavam juízo e a justiça (Israel fez pior, cap.159)
  Ez. 20-16- Israel rejeitou os juízos de Deus (cap.131), não andou nos seus estatutos (caps.23, 40)
  Ez. 20-21- Israel rebelou contra o Senhor (cap.131), não guardou os seus juízos (cap.40)
  Ez. 20-24- Porque não executaram os meus juízos, rejeitaram os meus estatutos (caps.23, 40, 131)
  Ez. 22-7- Israel não fazia justiça, fazia muita opressão (caps.23, 40)
  Ez. 22-29- Ao povo oprime gravemente, andam roubando, não fazem justiça aos pobres (caps.23, 40)
  Osé. 6-6- Porque, Eu quero misericórdia e não sacrifícios e o conhecimento mais que os holocaustos (Mat.9-13)
  Osé. 10-12- Devemos semear (2Cor.9-6) justiça, para que o Senhor faça chover justiça sobre nós (cap.85)
  Amós 5-7- Vós que convertei os juízos de Deus em alosna e deitais por terra a justiça (caps.23, 40)
  Miq. 6-8- Deus só pede para nós, praticarmos a justiça e andar humildemente diante Dele (caps.13, 39)
  Zac. 7-9- Executai juízo verdadeiro, mostrai piedade e misericórdia com o seu irmão (caps.13, 39)
  Zac. 7-10- Devemos praticarmos a justiça, sem fazermos opressão (caps.13, 39)
  Mat. 5-20- Se a nossa justiça não ultrapassar a dos escribas e fariseus, não entraremos no reino do céu (caps.23, 40)      

E-mail:  bentomaringa@bol.com.br  -  Bento Bevilacqua  


xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx


    (Cap.39- Deus manda Israel praticar juízo e justiça em Canaã)

    
    Deus manda o povo de Israel praticar juízo e justiça na terra de Canaã, conforme as passagens:   
  Lev. 18-4- Fareis conforme os meus juízos e os meus estatutos (cap.39), andarão neles
  Lev. 18-5- Portanto, os meus estatutos e os meus Mandamentos, guardarão (caps.2A, 9, 135)
  Lev. 18-26- Porem, vós guardeis os meus estatutos e os meus juízos (caps.2A, 9, 135)
  Lev. 19-15- Não farei injustiça no juízo e não aceitar a peita (Deut.16-19, caps.13, 39)
  Lev. 19-35- Não cometereis injustiça no juízo, nem na vara, nem no peso, nem na medida (caps.13, 39)
  Lev. 19-37- Pelo que, guardeis todos os meus estatutos e os meus juízos (caps.2A, 9, 135)
  Lev. 26-46- Estes são os estatutos e os juízos, a lei do Senhor, aos filhos de Israel (caps.2A, 9, 135)
  Deut. 16-18- Os juizes, devem julgarem o povo com juízo e justiça (Jui.2-16, cap.39)
  Deut. 16-19- Não torceis o juízo (cap.39), não fará acepção de pessoas e nem tomar peita (Lev.19-15)
  Deut. 25-1- Quando houverem contendas entre alguns e vierem ao juízo, para que o julguem, ao justo justificarão e ao injusto, condenará (cap.39)
  Deut. 26-16- Neste dia, o Senhor teu Deus, te manda fazer estes estatutos e juízos, guarda-os (cap.39)  
  Deut. 26-17- Hoje, declaraste ao Senhor, que serás por Deus (cap.12), que andaras nos seus caminhos e guardaras os estatutos e os seus juízos (caps.2A, 9, 135) e dará ouvido a sua voz
  Deut. 32-4- Deus é a rocha perfeita, todos os caminhos do Senhor são justos, Deus é a verdade e não há injustiça nEle, justo, reto e bom
  Is. 1-17- Aprendei a fazer o bem, praticai o que é reto, ajudai os oprimidos, fazei justiça (caps.13, 39)
  Is. 54-17- Toda a ferramenta preparada contra ti (Israel), não prosperará e toda a língua que levantar contra ti, você a condenará em juízo, essa é a herança do Senhor, aos que praticam os seus juízos e a sua justiça
  Jer. 7-6- Deus pede para Israel, não oprimir os pobres, as viúvas, os órfãos e os estrangeiros (caps.13, 39)
  Jer. 22-3- Assim diz o Senhor; Exercei o juízo e a justiça (caps.13, 39)
  Jer. 22-16- Conhecer à Deus é; praticar o juízo e a justiça (Is.1-17, Is.1-18)
  Osé.6-6-Deus quer misericórdia e não sacrifícios e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos (Mat.9-13)
  1Tim. 5-16- Devemos socorrer as viúvas, os pobres, os órfãos e os estrangeiros (caps.13, 39)   
E-mail: bentomaringa@bol.com.br  -  Bento Bevilacqua   
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário